O despertar da consciência não é uma questão de teoria e prática.

Nunca é tarde demais para mudar o rumo da sua vida...

Teoria é uma interpretação mental.
Prática é o comportamento fruto da interpretação mental.
Seguir este mecanismo é se tornar um intérprete de uma interpretação. Este é o caminho conhecido pelo ego.

No despertar genuíno, não há separação entre teoria e prática. Se houver, caímos na ilusão de focar no comportamento. O que significa “aprendo isso aqui, coloco em prática ali.” Sinta o quanto isso nos divide ainda mais! Pois que acordar não é realizar uma mudança de comportamento. O comportamento muda naturalmente quando nos tornamos mais conscientes do real. Não somos robôs que precisam de programas para saber como agir. Somos seres de pura consciência! Do que mais precisamos?

Decorebas não nos ajudam a nos encontrarmos. Assim como um ator precisa decorar as suas falas para atuar, estudar teorias e colocá-las em prática, nos torna apenas atores dentro da própria atuação do ego. Ou seja, mais a ideia da máscara é sustentada. Mais distantes de nós mesmos, ficamos.

O despertar da consciência é uma retirada de véus. O tanto falado “SER” é ver sem os filtros das interpretações. Não é algo construtivo. Mas intensivamente desconstrutivo! E é um processo gradual. Vislumbres do Ser não se ancoram, não bastam para sairmos dos repetitivos padrões de pensamento. É preciso mergulhar em si. A verdade é simples. A mente é que é complexa.
Então, como traduzir a “teoria e prática” no real sentido do despertar? Em si, eles não existem. O que existem são insights de percepção. Ainda assim, muito sujeitos a interpretação, visto as limitações da linguagem. E a prática é apenas a manifestação da interpretação. Ou seja, é um mesmo fluxo. E é natural! Isto é, “quanto mais claramente vejo, melhor ajo”. Mas este “melhor” não é mais um condicionamento, muito menos uma autocobrança. Ele é resultante da autocompreensão, apenas.

É por isso que o julgamento é limitado. Pois cada um de nós age de acordo com o seu nível de consciência. Isto é, de acordo com o que entende ser melhor para si. Ou ainda, de acordo com a sua percepção da realidade.

Portanto, é essencial que retornemos à simplicidade do olhar. Podemos descartar os modos de agir necessitados de teoria e doutrinação. Não precisamos mais disso! Vamos em direção ao “menos”, ao fluxo da clareza gradativa, ao agir pela sensibilidade natural, a sabedoria espontânea de SER…

 

Barbara Machado – Imersão de Desenvolvimento Humano e Carreira

(Expert Coaching / Master Practitioner em PNL / Hipnoterapeuta)

Anúncios

Autor: despertaedesenvolver

Life Coach de Imersão no Desenvolvimento Humano com Educação Emocional voltada para desenvolvimento pessoal, profissional e equipes empresariais para superar os desafios que o dia a dia pode apresentar. Estarei publicando artigos e reflexões para um despertar ainda maior do desenvolvimento pessoal e profissional! Formada em Master Practitioner em PNL Sistemica / Expert Coaching / Hipnoterapia pela Escola Brasileira de Programação Neurolinguistica. Um pouco mais sobre meu trabalho você encontra na minha página no Facebook: https://www.facebook.com/coachbarbaramachado/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s